O antropólogo Darcy Ribeiro (1913-1997) foi um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. O Povo Brasileiro é uma recriação da narrativa de Darcy Ribeiro, e discute a formação dos brasileiros, sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural que dela resultou. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro e depoimentos, a série é um programa indispensável para educadores, estudantes e todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre o nosso país.
Co-produzida pela TV Cultura, a GNT e a Fundar, a série conta com a participação de Chico Buarque, Tom Zé, Antônio Cândido, Aziz Ab´Saber, Paulo Vanzolini, Gilberto Gil, Hermano Vianna, entre outras personalidades.
"[...] Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles negros e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Como descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da maldade destilada e instilada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria."
"A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista." (1995, p.120)
E diz ainda:
"Os brasileiros se sabem, se sentem e se comportam como uma só gente, pertencente a uma mesma etnia. Essa unidade não significa porém nenhuma uniformidade. O homem se adaptou ao meio ambiente e criou modos de vida diferentes. A urbanização contribuiu para uniformizar os brasileiros, sem eliminar suas diferenças. Fala-se em todo o país uma mesma língua, só diferenciada por sotaques regionais. Mais do que uma simples etnia, o Brasil é um povo nação, assentado num território próprio para nele viver seu destino".
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Povo_Brasileiro
Conteúdo do documentário (disponível no youtube):
Matriz Tupi (vídeos 1/30~3/30)
Matriz Lusa (vídeos 4/30~6/30)
Matriz Afro (vídeos 7/30~9/30)
Encontros e Desencontros (vídeos 10/30~12/30)
Brasil Crioulo (vídeos 13/30~15/30)
Brasil Sertanejo (vídeos 16/30~18/30)
Brasil Caipira (vídeos 19/30~21/30)
Brasil Sulino (vídeos 22/30~24/30)
Brasil Caboclo (vídeos 25/30~27/30)
A invenção do Brasil (vídeos 28/30~30/30)
"Termino essa minha vida exausto de viver, mas querendo ainda mais vida, mais amor, mais travessuras.A você que fica aí inútil, vivendo essa vida insossa, só digo: Coragem! mais vale errar se arrebentando do preparar-se para nada.O único clamor da vida é por mais vida bem vivida. Essa é, aqui e agora."
(Darcy Ribeiro)